sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Conferência da ONU sobre alterações climáticas em Bali




Isolados, os EUA voltaram atrás e o roteiro de Bali foi aprovado
Ambiente

Bali aprova roteiro para o clima em sessão dramática

Por Ricardo Garcia, em Bali
15.12.2007

Numa sessão dramática, encerrando uma maratona negocial mais longa do que a do Protocolo de Quioto, ministros de 190 países aprovaram hoje, em Bali, um roteiro para as negociações de um novo acordo para o combate ao aquecimento global.

O roteiro de Bali inclui um conjunto de decisões, uma delas trazendo de volta os Estados Unidos para a discussão, no âmbito das Nações Unidas, de novos compromissos para controlar as emissões de gases que estão a aquecer o planeta.O acordo foi aprovado cerca das 14h30 (6h30 em Lisboa), no plenário da conferência climática da ONU, depois de negociações que entraram pela madrugada. De manhã, o compomisso esteve por um fio, quando os países desenvolvidos sugeriram uma alteração de última hora ao texto, à qual os Estados Unidos se opuseram.Com o impasse a ameaçar deitar por terra duas semanas de intensas negociações, a conferência recebeu a visita do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e do Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono. Ambos apelaram para que o roteiro fosse aprovado. “Agarrem este momento para o bem de toda a Humanidade”, disse Ban Ki-moon.Isolados, os EUA voltaram atrás e o roteiro de Bali foi sancionado pelo plenário. “É uma grande vitória, não para este ou aquele, mas para o mundo inteiro”, disse o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, ao PÚBLICO, em Bali. “Tudo o que é essencial está cá: a visão de longo prazo, a necessidade de abordar de forma diferente as responsabilidades dos países mais desenvolvidos e menos desenvolvidos, a referência à importância que tem a evidência científica nesta matéria”, completou Nunes Correia.O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, que liderou as negociações em nome da União Europeia, disse que o resultado não é uma derrota para os Estados Unidos. “Creio que os EUA podem estar satisfeitos por terem uma oportunidade de reembarcarem no panorama climático internacional”, afirmou.

A notícia do jornal Público que acabaste de ler refere-se ao acordo final conseguido na Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas realizada em Bali (Indonésia) que terminou no passado dia 15 de Dezembro.
Faz um comentário crítico sobre os resultados conseguidos na Conferência de Bali. Recorre à pesquisa e à leitura de diversas notícias que o mesmo jornal foi publicando durante o período em que decorreu a Conferência e que se encontram num dossier no seguinte endereço:

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Balanço da presidência portuguesa da UE


Terminada a presidência portuguesa da União Europeia é a altura de fazer um balanço do modo como ela decorreu.


Faz um comentário sobre o modo como decorreu a presidência portuguesa da União Europeia, avaliando, de uma forma fundamentada, os resultados conseguidos.

O que fazes tu pelo ambiente?


Vais de autocarro para a Escola?

Compras alimentos biológicos?

Escreves na parte de trás das folhas já impressas ou fotocopiadas?
Fazes separação do lixo doméstico para reciclagem?

Explica de que forma contribuis para a sustentabilidade do planeta.
Eduardo Vales 2007/2008