quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O que fazes tu pelo ambiente?


Vais de autocarro para a Escola?

Compras alimentos biológicos?

Escreves na parte de trás das folhas já impressas ou fotocopiadas?
Fazes separação do lixo doméstico para reciclagem?

Explica de que forma contribuis para a sustentabilidade do planeta.

2 comentários:

Márcia Pereira disse...

O meio ambiente inclui todos os factores que afectam diretamente o metabolismo ou comportamento de uma ser vivo ou ate mesmo de uma especie.

Nesta quadra natalicia uma das preocupaçoes sao dos sacos de plastico!

O problema, é que ao fim do ano foram usados milhões de sacos quando não havia necessidade nenhuma, são depois deitados para o lixo. os sacos de plástico não são bio degradáveis, podem ir parar aos mares e oceanos, matando animais marinhos que neles ficam presos ou que os engolem sem querer.
mas ja existe alguns supermercados que obrigam os seus clientes a comprar os sacos de plástico!
Muitas pessoas pensam que é só para ganharem mais dinheiro, mas não: é para poupar o Ambiente!
• Hoje em dia, os sacos de plástico já são "recicláveis", mas não são todos bio degradáveis, ou seja, não "desaparecem" na Natureza.

Para resolver este problema porque não levar um cesto (ou até o tradicional carrinho de compras) de casa ou uma mochila, ou um saco de rede resistente?
Os sacos de rede são fáceis de transportar e podem dobrar-se de forma a facilitar a arrumação?

Pequenas coisas que podem fazer diferença!
devemos de cuidar do ambiente para nos poder-mos sentir bem nele!

Pessoalmente tento fazer os possiveis para nao prejudicar o meio ambiente!
tento nao deitar nada po chao,fazer reciclagem, reutilizar materiais, e reduzir em certos gastos!!

Todos nós podemos fazer um mundo melhor!!


Márcia Pereira
10ºJ nº:20

catia cunha disse...

O meio ambiente é um bem que nos pertence a todos, não só humanos mas também aos outros seres vivos, vegetais ou animais. E como tal, devemos preservá-lo, respeitá-lo, e cuidar dele ao máximo. É que nos últimos anos, devido a factores climatéricos, devido à socidade consumista em que nos tornamos, à indústria... e não só, o ambiente está a degradar-se a uma velocidade incrível, e a situação tende a piorar.
Eu, pessoalmente, só desde há pouco tempo comecei a preocupar-me mais com este problema. A minha família nunca fora muito preocupada com o ambiente.
Contuudo, desde que as campanhas se tornaram frequentes, desde que há mais sensibilização para este problema, e desde que eu e os meus primos começámos a crescer que a atitude tem mudado muito. É muito engraçado ver crianças de 5, 6 anos já tão preocupadas, e a "ralhar" inclusive com os pais, avós, tios, sempre que estes desperdiçam bens como a água, ou não separam o lixo convenientemente.

Cá em casa, tentamos poupar gás, electricidade e água ao máximo, ou seja, não deixar as torneiras abertas enquanto lavamos os dentes,desligar as luzes quando saímos de uma divisão, não usar àgua quente para tarefas desnecessárias, trocar as lampadas comuns por lâmpadas economizadoras.. Enfim, gestos tão simples e que para além de preservarem o habiente, ajudam a reduzir as despesas. Assim, todos ficam a ganhar.

Porque afinal, como alguém disse um dia... Nós não herdamos o planeta dos nossos pais; apenas o pedimos emprestados aos nossos filhos!


Cátia Cunha
10ºJ, nº6

Eduardo Vales 2007/2008