sexta-feira, 23 de maio de 2008

"Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull" - Trailer



Já estreou o novo Indiana Jones "Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, de Steven Spielberg, com Harrison Ford.
Os fimes da série Indiana Jones são um exemplo da globalização na sétima arte. Conto vê-lo logo que possa. Espero que seja tão bom como os anteriores.

Site oficial do filme: http://www.indianajones.com/site/index.html

Fiquem com o trailer do filme.


A Pobreza em Portugal entre 1995 e 2000


Hoje foi divulgado o estudo Um Olhar Sobre a Pobreza em Portugal, coordenado por Alfredo Bruto da Costa no Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS), que será publicado em Junho (ed. Gradiva). Este estudo analisou o período de 1995 a 2000.

Eis algumas conclusões do estudo:

- mais de metade dos agregados familiares (52,4%), em Portugal, viveram numa situação vulnerável à pobreza pelo menos durante o ano;
- 61% dos pobres não têm condições para manter a casa quente (entre os não-pobres, há 36% que dizem o mesmo);
- 12% não tem banheira ou chuveiro;
- 10% não têm sequer retrete;
- cerca de 40% da pop. portuguesa experimentava, em 2004, alguma forma de privação (18,3% entre a pop. não-pobre confronta-se com a falta de dinheiro para chegar ao fim do mês);
- 9 em cada 10 portugueses que caíram na pobreza tinham no máximo o 3º ciclo do ensino básico e apenas 2% o ensino superior;
- 23,8% dos menores de 17 anos estavam em situação de pobreza;
- mais de metade dos reformados do país são pobres.


Fonte: Público, 23/05/08

Portugal é o país da UE com maiores disparidade na repartição dos rendimentos


União Europeia é mais uniforme que os Estados Unidos


Portugal foi hoje apontado em Bruxelas como o Estado-membro com maior disparidade na repartição dos rendimentos, ultrapassando mesmo os Estados Unidos nos indicadores de desigualdade. O Relatório Sobre a Situação Social na União Europeia (UE) em 2007 conclui, no entanto, que os rendimentos se repartem mais uniformemente nos Estados-membros do que nos Estados Unidos, à excepção de Portugal. O relatório é o principal instrumento que a Comissão Europeia utiliza para acompanhar as evoluções sociais nos diferentes países europeus. Os indicadores de distribuição dos rendimentos mostram que os países mais igualitários na distribuição dos rendimentos são os nórdicos, nomeadamente a Suécia e Dinamarca."Portugal distingue-se como sendo o país onde a repartição é a mais desigual", salienta o documento que revela não haver qualquer correlação entre a igualdade de rendimentos e o nível de resultados económicos. Contudo, se forem comparados os coeficientes de igualdade de rendimentos dos Estados-membros com o respectivo PIB (Produto Interno Bruto) por habitante constata-se que os países como um PIB mais elevado são, na sua generalidade, os mais igualitários.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Biosfera: energia


O tema deste episódio do programa Biosfera é a energia. Eficiência energética, recurso a energias renováveis, benefícios fiscais, são alguns dos pontos da equação para garantir um melhor futuro energético para Portugal.
Outros assuntos tratados neste episódio:
  • Edifício Solar XXI
  • Circulação a hidrogénio: autocarros no Porto
  • Projecto na Madeira: armazenamento de vários tipos de energia através de hidrogénio.

Para visionares o programa da RTPN clica aqui

População portuguesa entrou em crescimento natural negativo


Em 2007, houve em Portugal mais mortes do que nascimentos. Nunca é assim, mas pode agora ser essa a tendência. "Mais um passo no declínio", comenta o presidente da Associação Portuguesa de Demografia.


Olhando para os dados disponíveis, nas mais recentes séries cronológicas do Instituto Nacional de Estatística (INE), que remontam a 1900, não se encontra outro ano em que em Portugal tenha acontecido o que agora se sabe que aconteceu em 2007: o número de mortes (103.727) superou o de nascimentos (102.213). A diferença é de 1514.É certo que, para alguns períodos, os dados são apresentados apenas de cinco em cinco anos, mas os anos posteriores a 1990 - cenário de grandes quebras na natalidade - estão lá todos; e, apesar da tendência decrescente do número de nados-vivos, até 2007 os que nascem são sempre mais do que os que morrem.Os números do INE para o ano passado são provisórios e foram publicados no último Boletim Mensal de Estatística, disponível no portal do instituto (http://www.ine.pt/). Não causam grande surpresa ao presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Mário Leston Bandeira: "Estava mais ou menos à vista que íamos entrar num ciclo de crescimento natural negativo. É inevitável e é mais um passo no declínio."


terça-feira, 13 de maio de 2008

Praia do Homem do Leme com Bandeira Azul


Pela primeira vez, uma praia do Porto vai ter bandeira azul. É a praia do Homem do Leme. Para isso, foi preciso muito trabalho e um grande investimento em saneamento. Para o ano, esperam-se mais bandeiras azuis nas praias da cidade.

Para quem não viu a notícia na televisão tem agora a oportunidade de a ver aqui.

Para mais informações sobre praias de Bandeira Azul cliquem no site oficial da Associação Bandeira Azul da Europa

domingo, 11 de maio de 2008

The Closest Thing To Crazy - Katie Melua

Para relaxarem um pouco, aqui vai uma canção muito doce de Katie Melua, "The Closest Thing To Crazy". Katie Melua, nascida a 16 de Setembro de 1984, é uma cantora e compositora de nacionalidade britânico-georgiana. Nascida em Kutaisi (Geórgia), com 8 anos partiu para a Irlanda do Norte e desde os catorze vive em Inglaterra. Em Novembro de 2003 (com 19 anos) gravou o seu primeiro álbum intitulado Call Off the Search que atingiu um milhão de cópias passadas cinco semanas. Tornou-se cidadã britânica em 2005.




Gostam?

"O aquecimento Global" ou "Quanto Mais Quente Melhor" !!!!!

E agora um momento de humor, humor negro, em que se brinca com o problema do aquecimento global, em desenhos animados.


A Casa do Futuro

Imagina um fogão que sugere receitas. Um papel de parede que muda de cor com um simples toque de um dedo e uma mesa que pode muito bem ser o maior Ipod do mundo. Não, não é ficção científica. É a primeira vaga de casas do futuro.

Ácidos para extracção de urânio contaminaram águas e terrenos

Reportagem da SIC sobre a contaminação das águas em resultado da acção dos ácidos utilizados na extracção de urânio nas minas de urânio de Cunha Baixa, em Mangualde, entretanto desactivadas.

Migrações

Vejam um vídeo sobre o tema das migrações, em que são explicados os vários tipos de migrações, bem como os vários tipos de causas que levam às migrações. É um assunto que estudaremos em breve nas aulas de Geografia A.

Erosão costeira

Vejam uma reportagem da SIC sobre o problema da erosão costeira.

Eduardo Vales 2007/2008